top of page

Retrofitting da Unidade Automática Programável de Costura de Faixas de Colchões

Um dos mais recentes projectos realizados foi o retrofitting do controlo de processos de uma unidade automática de costura de faixas de colchões.


O projecto consistiu na reconstrução de um quadro, tendo sido aplicado um HMI (Interface Homem - Máquina) para facilitar o controlo e a manuntenção dos processos envolventes, ao invés de botões e sinalizadores fisícos. As actividades da unidade de costura são processadas por um PLC de última geração.


A unidade de costura contém 2 servo-motores que são responváveis pelo movimento da máquina de costura e pelo puxo do tecido. Os servo-drives trocam informação com o PLC, sendo este ultimo o responsável pela apresentação de informação actualizada no ecrã HMI.


Imagem Real da Unidade Automática Programável de Costura de Faixas.

Antes de Retrofitting

Apresentação de um quadro electrificado de 3ª Revolução Industrial. O uso de contactos auxiliares e transformadores de tensão é excessivo, tornando o quadro demasiado complexo e robusto. O uso de um PLC para controlo de processos é essencial neste caso.



Depois do Retrofitting

Apresentação de um quadro electrificado de 4ª Revolução Industrial. Agora já existe integração entre o mundo virtual e o mundo real, utilizando um HMI. A comunicação entre PLC e HMI torna o uso de botões e sinalizadores fisicos desnecessário, sendo que também serve de intermediário entre os servo drives e o ecrã HMI, apresentando neste último informações essenciais dos servo motores, nomeadamente as suas posições actuais bem como as suas velocidades e acelerações.

(Em Cima) Quadro de Controlo antes do Retroffiting (Em Baixo) Quadro de Controlo após o Retroffiting.


72 views0 comments
bottom of page