Implementação de Pórtico Empilhador de Estrados de Telhas em Vagonas

No artigo desta semana será retratado a implementação de um Pórtico Empilhador de Estrados de Telhas em Vagonas.


O projecto consistiu, primeiramente, na electrificação de um quadro de automação, tendo sido aplicado um HMI (Interface Homem - Máquina) para facilitar o controlo e a manuntenção dos processos envolventes.


O pórtico movimenta-se em dois eixos (para a frente/trás e para cima/baixo) com a ajuda de dois servos motores. Deste modo, a electrificação do quadro necessitou de dois servo-drives (para controlo dos seus respectivos motores), assim como de outras componentes, nomeadamente de um PLC de última geração (que gere o controlo do processo), um Relé de Segurança (com inputs de fins de curso de segurança e botões de emergência) e diversos Variadores de Frequência (responsáveis pelo controlo de velocidades de motores de conveyors que encaminham os estrados até ao pórtico).


Os servo-drives trocam informação com o PLC, sendo este último o responsável pela apresentação de informação actualizada no ecrã HMI. O quadro electrificado e exemplos de páginas do HMI podem ser visualizadas nas figura abaixo.


Quadro Electrificado responsável pelo total controlo da linha do Pórtico Empilhador de Telhas
Exemplo Página HMI - Controlo Auto. do Pórtico (1/2)
Exemplo Página HMI - Controlo Manual do Pórtico (1/2)

Demonstração do Funcionamento do Pórtico

O video abaixo demonstra, de uma forma resumida, o funcionamento do Pórtico implementado.


#Industria #Automacao

18 views0 comments